Se houver um problema que precise ser resolvido em seu bairro, quem você chama? Para os 22.000 moradores de Smithfield, no estado norte-americano de Rhode Island, essa resposta ficou mais clara. Tudo o que eles precisam fazer é enviar uma solicitação para a prefeitura, através de um aplicativo de smartphone. A nova ferramenta digital de zeladoria é composta por este aplicativo e um sistema web, que fornecem uma plataforma para que a gestão das demandas dos cidadãos sejam feitas diretamente pelo governo local.
Dessa forma, os dados são centralizados e armazenados em um só lugar, possibilitando a criação e definição de indicadores de resultado (KPI), que permitem a mensuração do desempenho e do tempo de resposta da prefeitura no atendimento aos cidadãos.
A implementação foi liderada pela atual gestor da Cidade, Randy Rossi, em conjunto com a Câmara de Vereadores.
“A Câmara de Vereadores está muito animada para trabalhar com o Executivo e o aplicativo na implementação desta nova tecnologia para tornar o governo municipal mais aberto e acessível”, disse a Presidente da Câmara Municipal, Suzy Alba.
Para o prefeito Rossi, “esta plataforma permitirá que os moradores da cidade tenham mais voz e linha direta com nossa administração com o clique de um botão.”
Os cidadãos fazem solicitações para questões não emergenciais, como buracos, danos na calçada e conserto de postes de luz. A solicitação é então atribuída ao departamento municipal apropriado e o solicitante pode acompanhar por meio de atualizações automáticas do status da demanda no seu celular. Os cidadãos ainda podem se comunicar com a gestão através do próprio aplicativo, que também os manterá engajados e informados por meio de notificações em tempo real (push notification).
Conheça os recursos disponíveis que o Zelar oferece para sua cidade. Solicite um contato. Nossa equipe está à disposição para ajudar na inovação da gestão de seu município, com a participação e o engajamento da população.