5G e cidades inteligentes: soluções para um futuro hiperconectado

O que é uma cidade inteligente?

Cidade inteligente é como “um local onde as redes e serviços tradicionais tornam-se mais eficientes com o uso de tecnologias digitais e de telecomunicações em benefício dos seus habitantes e empresas”. A difusão e disponibilidade de novas tecnologias são necessárias para transformar uma cidade em uma cidade inteligente, contribuindo para atingir um alto nível de desenvolvimento urbano sustentável e melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.

As cidades inteligentes usam a Internet para coletar dados em tempo real visando entender melhor como os padrões de demanda estão mudando e responder com soluções mais rápidas e de menor custo.

Impacto da densidade de dispositivos nas cidades inteligentes.

A tecnologia 5G oferece vários recursos que afetarão positivamente as experiências digitais e as cidades inteligentes. Além de uma maior velocidade para fazer o upload e o download de dados, ela garante tempos de latência muito curtos e a capacidade de conectar vários dispositivos simultaneamente.

Uma menor latência significa diminuir o tempo entre o envio e o recebimento do sinal. O 5G leva esse tempo para menos 10 milissegundos (ou seja, metade do 4G mais avançado) e, na melhor das hipóteses, com atrasos de 1 milissegundo, o que significa que os dados serão transferidos em tempo real.

Além disso, com as novas redes, a velocidade e a latência não pioram, mesmo com dezenas de milhares de dispositivos conectados. Portanto, o 5G oferece maior densidade de dispositivos.

A combinação de alta densidade e baixa latência transformará profundamente as nossas cidades. Atualmente, em locais de férias lotados ou em estádios, algumas vezes a conexão piora. Com o 5G, isso não ocorrerá mais: será possível ter um grande número (até um milhão) de conexões simultaneamente para cada quilômetro quadrado. Isso significa que, além de dispositivos pessoais, como smartphones, tablets, alto-falantes inteligentes e PCs, muitos outros dispositivos, objetos e sensores serão capazes de capturar informações e dialogar entre si.

Cidades inteligentes: as soluções digitais para um futuro mais confortável.

O 5G move a construção de cidades inteligentes da teoria para a prática e abre caminho para o desenvolvimento e implementação de novas aplicações, que vão do monitoramento da qualidade do ar, uso de energia e padrões de tráfego à iluminação pública, estacionamentos inteligentes, gerenciamento de multidões e resposta de emergência.

A cidade inteligente usa soluções digitais, tecnologia e dados para melhorar significativamente vários indicadores-chave de qualidade de vida. Isso se traduz em melhoria do tempo de trânsito e deslocamento, rápido tempo de resposta a solução de problemas, custos de assistência médica reduzidos, menor consumo de água, redução do desperdício à partir da reciclagem, diminuição de emissões nocivas, além de um enorme potencial de economia

Plataforma digital de zeladoria possibilita conexão e participação popular nas melhorias dos municípios.

Zelar oferece um canal de comunicação direto entre os cidadãos e governos municipais. A plataforma funciona como ferramenta de participação e engajamento popular, ao possibilitar a informação de problemas que causam angústia e transtornos à população.

Zelar viabiliza compreensão e ajuste do processo modernizado de zeladoria, redimensionando o uso de recursos humanos e economizando materiais envolvidos, reestruturando organizacionalmente setores da prefeitura.

Conheça os recursos disponíveis que o CityCare oferece para sua cidade. Solicite um contato. Nossa equipe está à disposição para ajudar na inovação da gestão de seu município, com a participação e o engajamento da população.

Posted in Blog.