Qual é a importância da Zeladoria Pública?

A qualidade de vida das pessoas nas cidades não depende apenas das grandes obras. Elas são evidentemente necessárias, mas há um conjunto de ações, mais simples e ao alcance das municipalidades, que diz respeito à zeladoria dos municípios.

O prefeito entra preocupado em fazer grandes obras, mas o que derruba sua gestão são as coisas pequenas que a população vê no dia a dia.
Ex-prefeito de Monte Sião, MG

De imediato cumpre-nos destacar que por zeladoria pública ou urbana, entende-se todos os serviços de gerenciamento, avaliação e realização do quanto necessário para bem administrar o município e os interesses sociais.

Os desafios da Zeladoria Urbana influem diretamente no andamento da cidade. Um processo de administração com falhas pode levar ao desperdício de dinheiro público, lentidão ao atendimento da população e o agravamento de problemas no funcionamento dos serviços aos cidadãos.

É essencial que a administração pública conte com uma política de zeladoria urbana contínua, eficiente, eficaz e transparente.

A zeladoria do município é baseada no princípio da efetividade da prestação de serviços públicos essenciais nos campos da saúde, educação, transporte, segurança e, claro, na manutenção das áreas públicas, limpeza urbana, vigilância sanitária e epidemiológica.

Essas coisas – se referindo à zeladoria do município – são as que mais incomodam e são também as mais simples de resolver.
Prefeito reeleito de Capela do Alto, SP

O gestor não tem como estar em todos lugares ao mesmo tempo para identificar todos os problemas, é preciso contar com sua equipe e, por que não, com a população, através do uso da tecnologia.

Nesse sentido, CityCare entra na linha de frente como um canal organizado de comunicação bidirecional. Os munícipes, usuários do aplicativo, identificam os problemas e os encaminham, de forma simples e rápida, para a prefeitura. Todos podem acompanhar o que está em andamento e o que foi solucionado.

Além disso, o processo, transparente e participativo, estimula a colaboração e o engajamento da população, que passa a perceber a qualidade dos serviços oferecidos. Por sua vez, a gestão consegue uma melhor visão de conjunto dos problemas, ao centralizar a gestão das demandas num só lugar, e passa a contar com indicadores de resultado e eficiência.

Ao adotar CityCare no processo de Zeladoria, os municípios efetivamente ganham condições para a redução de custos orçamentários, além de simplificar a gestão e manutenção de seus ativos, deixando, assim, as contas públicas saneadas, ou na linguagem popular, no azul.

Conheça os recursos disponíveis que o CityCare oferece para sua cidade. Solicite um contato. Nossa equipe está à disposição para ajudar na inovação da gestão de seu município, com a participação e o engajamento da população.

Posted in Blog.