Os sites mais eficazes em direcionar as pessoas ao lugar correto são aqueles que correspondem às expectativas dos usuários. A estrutura do site deve se adequar a estas. Um site bem estruturado deve fornecer aos usuários o que eles estão procurando no momento certo.
Design caótico leva a becos sem saída e desperdício de esforços. Websites prematuramente colocados online e sem um esquema informacional efetivo impedem que usuários consigam informações que eles buscam. Quando isso acontece, eles desistem ou, pior ainda, partem para outro site.
A maneira como você e sua empresa estruturam e organizam as informações pode ser bem diferente de como seus usuários vêem as informações.
Projetar a estrutura do seu site sem o feedback dos seus clientes é um grande equívoco que pode lhe custar muito dinheiro. Independentemente do visual e grau de sofisticação do seu site, ele é inútil se não fizer sentido ao seu público-alvo. Projete para a conveniência deles, não para a sua.
As pessoas não gostam de percorrer vários links ambíguos para poder ter acesso ao conteúdo. Elas esperam que os sites organizem as informações de uma maneira que faça sentido para elas. Utilize uma estrutura navegacional que reflita características, informações e serviços do site.
Quanto mais natural, simples e intuitiva for a navegação de um site, maior a probalidade de os usuários encontrarem o que desejam, com isso, sentirem-se satisfeitos e retornarem a ele.