APROXIMA O CIDADÃO DA GESTÃO PÚBLICA
Zelar oferece um canal de comunicação direto entre os cidadãos e governos municipais.
Funciona como ferramenta de participação e engajamento popular, ao possibilitar a indicação de demandas que trazem angústia e causam transtornos à população.
Zelar viabiliza compreensão e ajuste do processo modernizado de zeladoria municipal, redimensionando o uso de recursos humanos e economia de materiais, ao reestruturar e otimizar, organizacionalmente, setores da prefeitura.
CONHECIMENTO EM TEMPO REAL, RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS E NECESSIDADES DO CIDADÃO
Zelar é uma plataforma digital (mobile + cloud), através da qual o cidadão, com o uso de um aplicativo, informa os problemas de sua rua, bairro ou cidade, solicita serviços básicos à prefeitura e participa de consultas públicas, de forma simples, rápida e inovadora.
Basta acessar a plataforma e se cadastrar nela.
COMO FUNCIONA?
As demandas registradas pelos munícipes, aparecem, em tempo real, no mapa virtual do município e passam a fazer parte do cronograma de serviços da prefeitura.
A principal funcionalidade do aplicativo é facilitar a comunicação das pessoas com a prefeitura, seja para relatar problemas de buracos nas ruas e calçadas, acúmulo de lixo, poda de árvores, bueiros entupidos, entre outros serviços.
Todos podem acompanhar o histórico das solicitações no aplicativo, o que possibilita a transparência, visão de conjunto dos problemas e a qualidade percebida dos serviços, facilitando o acompanhamento, a gestão e solução das mesmas com rapidez.
O usuário ainda pode se comunicar com o setor competente da prefeitura e, a exemplo das redes sociais, apoiar as demandas de outros usuários, fazendo com que elas subam de posições no ranking de prioridades.
Portal Zelar
VANTAGENS
Porque usar o Zelar em meu município.
Transparência
Engajamento
Visão Global
Gestão
Administração
Cultura
Dentre as cidades que utilizam o Zelar, destacamos Itamonte, no Sul de Minas Gerais. Veja o depoimento do prefeito e do Ouvidor do Município.
Não basta ouvir as reclamações, é preciso tomar medidas para resolvê-las ou dar explicações convincentes na não procedência de algumas delas.
Alexandre Augusto, Prefeito de Itamonte.
PROJETO
Projeto acelerado pelo SEBRAE e pelo Parque Tecnológico de Sorocaba, SP.
Em conformidade com o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público
Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017
Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
CIDADANIA E INOVAÇÃO
Zelar coloca-se como um instrumento de cidadania e inovação na democracia, ao trabalhar pela eficiência da gestão pública e satisfação dos cidadãos, que passam a participar como promotores de mudanças em prol de uma gestão democrática, transparente e eficiente.