CityCare – Plataforma Digital de Zeladoria, Atendimento e Ouvidoria Municipais

APROXIMAR O CIDADÃO DA GESTÃO PÚBLICA

CityCare oferece um canal de comunicação direto entre os cidadãos e os governos municipais.

Funciona como ferramenta de participação e engajamento popular, ao possibilitar a indicação de demandas que causam, sobretudo, angústia e transtornos à população. O CityCare viabiliza compreensão e ajuste do processo de zeladoria, ouvidoria, atendimento e modernização, redimensionando o uso de recursos humanos e materiais envolvidos, reestruturando organizacionalmente setores da prefeitura.

CONHECIMENTO EM TEMPO REAL E RESOLUÇÃO DAS DEMANDAS E NECESSIDADES DO CIDADÃO

O CityCare é uma plataforma digital (mobile + cloud), que oferece um aplicativo para smartphone, através do qual o cidadão pode informar os problemas de Zeladoria da sua rua, bairro ou cidade, apresentar manifestações à Ouvidoria, solicitar serviços básicos à prefeitura e participar de consultas públicas, de forma simples, rápida e inovadora. Basta baixar o aplicativo das lojas virtuais e se cadastrar nele.

COMO FUNCIONA?

Antes, porém, é importante sabermos o que é Zeladoria:

A zeladoria do município é baseada no princípio da manutenção de áreas públicas. Atos como cuidar do sistema viário, da rede de drenagem, limpeza urbana, vigilância sanitária e epidemiológica fazem parte desta premissa.

Uma cidade com serviços de manutenção e revitalização constantes fomenta a visitação da população em áreas públicas de uso comum. Ao revitalizá-las, a prefeitura permite que o cidadão tenha uma experiência mais satisfatória ao frequentar localidades públicas, movimentando estas com um maior fluxo de pessoas e possibilitando maior segurança e bem estar.

E o que é Ouvidoria:

A ouvidoria é um canal para apresentação de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre o cidadão e a Administração Pública.

A ouvidoria recebe as manifestações, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao demandante e conclui o processo.

A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões e sua satisfação com um atendimento ou serviço recebido. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.

As demandas registradas pelos munícipes, aparecem, em tempo real, no mapa virtual do município e passam a fazer parte do cronograma de serviços da prefeitura.

A principal funcionalidade do aplicativo é facilitar a comunicação das pessoas com a Prefeitura, seja para relatar problemas de buracos nas ruas e calçadas, acúmulo de lixo, poda de árvores, bueiros entupidos, entre outros serviços.

Todos podem acompanhar o histórico das solicitações no aplicativo, o que possibilita a transparência, visão de conjunto dos problemas e a qualidade percebida dos serviços, facilitando o acompanhamento e a gestão das mesmas. O usuário pode ainda, a exemplo das redes sociais, apoiar as demandas de outros usuários, fazendo com que elas subam de posições no ranking de prioridades.

GOVERNAR É ELEGER PRIORIDADES

Gestores públicos devem, constantemente, compreender as demandas da população para alavancar mudanças que transformem o cotidiano de todos. O exercício da cidadania deve ser respeitado numa via de mão dupla, de um lado a população atuando como agente colaborador de uma cidade mais cidadã e, do outro, um governo mais participativo e eficiente, ouvindo estas demandas e atuando de forma mais inteligente na solução destas necessidades.

CityCare coloca-se como um instrumento de cidadania e inovação na democracia, ao trabalhar pela eficiência da gestão pública e satisfação dos cidadãos, que passam a participar como promotores de mudanças em prol de uma gestão democrática, transparente e eficiente.

 

 


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COMO FUNCIONA?

As demandas registradas pelos munícipes, através do uso de um smartphone, aparecem, em tempo real, no mapa virtual do município e passam a fazer parte do cronograma de serviços da prefeitura.

A principal funcionalidade do aplicativo é ajudar as pessoas a relatarem facilmente problemas de buracos nas ruas e calçadas, acúmulo de lixo, poda de árvores, bueiros entupidos, entre outros, além de participarem de consultas públicas.

Todos podem acompanhar as informações no dashboard da plataforma, que possibilita uma melhor visão de conjunto, instrumentalizando a gestão das mesmas. Os usuários ainda podem apoiar as demandas apresentadas, fazendo com que elas subam de posições no ranking de prioridades.

VANTAGENS

Transparência

Através de um canal de comunicação dinâmico e eficiente, torna o processo transparente e participativo.

Engajamento

Estimula a colaboração e o engajamento da população, pois dá publicidade às demandas e ao cronograma de solução das mesmas.

Visão Global

Oferece melhor visão de conjunto das demandas e problemas.

Gestão

Oferece um painel com indicadores de resultado que facilita a gestão, o planejamento e tomadas de decisões.

Administração

Instrumentaliza a gestão de demandas e redimensiona o uso de recursos humanos e materiais envolvidos. 

Cultura

Cria senso comum em relação ao volume de problemas e demandas existentes no município.

GOVERNAR É ELEGER PRIORIDADES

Gestores públicos devem, constantemente, compreender as demandas da população para alavancar mudanças que transformem o cotidiano de todos. O exercício da cidadania deve ser respeitado numa via de mão dupla, de um lado a população atuando como agente colaborador de uma cidade mais cidadã e, do outro, um governo mais participativo e eficiente, ouvindo estas demandas e atuando de forma mais inteligente na solução destas necessidades.

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Nossa plataforma digital coloca-se como um instrumento de cidadania e inovação na democracia, ao trabalhar pela eficiência da gestão pública e satisfação dos cidadãos, que passam a participar como promotores de mudanças em prol de uma gestão democrática, transparente e eficiente.



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